Translate

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Embainha Tua Espada


A ex-Senadora Marina Silva publicou no Blog da Marina, o artigo  Paz É Essencial, onde relembra um pouco da trajetória pacífica do movimento liderado pelo seringueiro Chico Mendes: 
"Quase todo mês velávamos um companheiro assassinado –índios, seringueiros, agricultores e moradores dos bairros pobres das cidades. Fomos estimulados a portar armas, iniciar uma guerrilha, retrucar com violência. Tomamos outro caminho.
O movimento seringueiro criou o “empate”, às vezes, com a participação de mulheres e crianças se colocando entre os serradores e as árvores, sob a mira de jagunços. Certa vez, a polícia veio nos retirar, ficamos parados e cantamos o hino nacional. Perdemos todas as batalhas; em paz, ganhamos a guerra.
Chico foi morto, mas venceu. Se tivesse aderido às armas, não organizaria as comunidades, não fundaria escolas nem cooperativas. Morreria, talvez num tiroteio, mas sua morte não seria lamentada, suas ideias não se disseminariam nem teriam resultado."
De Fato, precisamos concordar com a Marina: na violência todos perdem. 
Jesus escolheu  e ensinou a seus discípulos o caminho da paz; e repudiou o uso de armas até mesmo em defesa própria. Na ocasião da prisão que o levaria à condenação de morte na cruz,  um dos discípulos sacou uma espada e passou a atacar os guardas, chegando a decepar a orelha de um deles. Porém o mestre o repreendeu veementemente dizendo: 
  "Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada morrerão"  Mt 26.52
Que a paz seja nossa companheira inseparável. Ela estará conosco e a levaremos a todas as pessoas com as quais nos depararmos pela estrada. 
Podemos escolher. Em todo o momento escolha o caminho da paz.

Um comentário: