Translate

sexta-feira, 10 de abril de 2015

PEC de redução da maioridade penal - mas não vai reduzir a violência



Impulsionada pela bancada evangélica e pela chamada "bancada da bala", a câmara dos deputados fez avançar a PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foi aprovada na Câmara de Constituição e Justiça na semana passada. 
Eu até entendo que a tal  Bancada da Bala, composta por representantes de policiais civis e militares e delegados, militares reformados, ex-coronéis da PM, tenha votado maciçamente na redução dessa maioridade, mas os representantes dos evangélicos mais uma vez entram em contradição com a fé que professam ou dizem professar. 
O próprio texto da PEC que a dez anos foi encaminhada ao congresso, por outro deputado evangélico, cita textos bíblicos para justificar a redução da maioridade penal. Salomão e Daví são citados como exemplo, além de um texto do profeta Ezequiel que diz "a alma que pecar esta morrerá"; o referido texto do Projeto comenta que o verso bíblico não menciona a idade desta alma. 

         Fora do Contexto
Qualquer estudante de teologia  saberia que os textos acima são citados fora de contexto e quase todo evangélico que estudou minimamente a bíblia  numa das escolas bíblicas dominicais deve ter ouvido um chavão que diz que " texto usado fora do contexto é pretexto". Neste caso, pretexto para que?
No caso dos representantes dos evangélicos ávidos de se mostrarem relevantes para a sociedade querem dar respostas imediatas para grandes problemas que afligem a população,  como o da violência urbana, por exemplo, mas ao invés de enfrentarem os problemas de forma estrutural, buscam soluções imediatistas, para contentar os eleitores. 
Com essas atitudes, cada vez mais, esta frente parlamentar evangélica só prova que suas ações em nada diferem dos demais parlamentares oportunistas.
         
         Sabem o que estão fazendo
Eles e os demais defensores da redução da maioridade insistem num ponto de que adolescentes de 16 anos já sabem o que estão fazendo e que por isso precisam ser punidos. Eu também creio que eles sabem o que estão fazendo, mas isso não justifica ter que mandá-los ao presídio. 
O problema carcerário brasileiro tem sido tema de debates a alguns anos e todos os especialistas concordam que este encarceramento em presídios não restaura ninguém, ao contrário torna mais violentos aqueles que haviam cometido crimes menores.
Colocar adolescentes nestas prisões superlotadas só vai agravar a situação de um sistema em colapso devido à superlotação de penitenciárias, à precariedade das instalações, à violência das facções que dominam os presídios, à falta de higiene e saúde, à corrupcao de agentes publicos , à morosidade do processos no poder judiciário..

Não será por decreto que a violência vai diminuir neste país.
A quantidade de mortes entre jovens e adolescentes no Brasil é muito alta . Alem de serem vitimas de grande violencia  os adolescentes devem também sofrer mais esta violência, ou seja, encarcerá-los sem lhes oferecer uma possibilidade de reeducação? 
Diversos são os argumentos que se tem levantado favoráveis ou contrários ao  projeto, mas especialmente questiono os argumentos bíblicos que estão sendo citados  para defender a redução da maioridade penal
         
         A bíblia e os menores 
A defesa de crianças, viúvos,  órfãos e pessoas mais fragilizadas na sociedade é um dos preceitos básicos da Lei de Moisés e da tradição profética de Israel que apresentava Deus ao lado dos mais fracos e desamparados e abominava as injustiças sociais.

Neste mesmo espirito esse Deus enviou se filho Jesus Cristo, como servo manso e humilde de coração. Jesus amou crianças e  todos os párias sociais e combateu a religiosidade farisaica  que insistia em que devemos interpretar as escrituras não com base na letra da Lei que mata, mas no espírito da Lei que vivifica. 
   
        Espero que as igrejas, ONGs e outros movimentos da sociedade civil e redes de  juventudes que trabalham pela paz e justica social possam dar sua colaboração no debate e mostrar que  este  Projeto de redução de maioridade penal não vai resolver de modo nenhum o problema da violência, mas tão somente  visa melhorar a imagem desgastada da câmara dos deputados diante das cobrancas da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário