Translate

domingo, 11 de agosto de 2013

Como mostrar amor em meio aos conflitos (parte 1)

Jesus e a Samaritana: conflito étnico e religioso

Não  negar   a existência dos conflitos é o primeiro passo para enfrentá-los em transformá-los em oportunidades. Se você tem um conflito com alguém leia o texto abaixo  com muita atenção.

Francis A. Schaeffer  vai nos mostrar cinco maneiras cristãs de encarar nossos  problemas  ou diferenças com os demais .

Primeiro falemos um pouquinho sobre Schaeffer.  Ele  nasceu na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e freqüentou o Faith Theological Seminary, graduando-se em 1938. 

Pastoreou muitas igrejas na Pensilvânia e no Missouri. Em 1940, portanto durante a II Grande Guerra, viajou pela Europa através do Concílio Mundial de Igrejas, e viu grande necessidade espiritual em toda a região; e, como resultado disso, mudou-se para Lausanne, na Suíça, em 1948, após a guerra.

Enquanto vivia por lá, Schaeffer tornou-se uma espécie de “missionário para os jovens”. Isso porque ele viu que as igrejas não sabiam se comunicar com a juventude e nem tinham resposta para as questões dos moços daqueles dias.

Em um de seus livros, A Marca do Cristão , (do original The Mark of th e Christians),   publicado pela Editora Abba Press,  Schaeffer    fala  :

Como podemos mostrar  amor  uns aos outros mesmo em meio a divergências:

Primeiro : jamais deveríamos encarar nossas  diferenças  com nossos irmãos  sem tristeza e lágrimas

Infelizmente muitos cristãos  tem satisfação  em descobrir  e divulgar os erros  dos outros. Esse espírito de discórdia revela  que muitos "querem ver sangue"; e não revela amor a Deus e aos irmãos. Apóstolo Paulo nos admoesta em Galatas 6.1  para agirmos com espírito de brandura , levando em conta que nós também podemos tropeçar.

Segundo: quanto maior a diferença maior deve ser o amor

Quanto maior a diferença entre nós e nossos irmãos, mais amor devemos demonstrar para que o mundo veja um "amor vísivel"  entre os cristãos. Mas o que geralmente  se vê  é o contrário : quanto maior a diferença  maior  o ódio.  Na verdade  quanto mais séria a divergência que temos com alguém,  maior deveria ser a necessidade de tempo de oração e de orientação do Espírito Santo. 

Creio que esses dois pontos já dá pra irmos praticando em nosso vida pessoal:  sentir tristeza  e chorar  pelos problemas de divergências com nossos irmãos  e começar  a orar  seriamente  pela situação. 
É um desafio. Quem aceita?

Próxima postagem  continua com  outros três passos para enfrentarmos  nossos conflitos. Até lá. 


Um comentário: