Translate

quarta-feira, 15 de maio de 2013

É melhor tratar as feridas antes que elas se aprofundem



Meu cachorro Amarelo tinha uma ferida na pata traseira que não cicatrizava. Comprei pomadas, spray de antibiótico, comprimidos,  mas não resolveu; depois de um tempo a lesão ficava exposta de novo, em carne viva. Comecei a me preocupar, pois Amarelo, de raça indeterminada, também chamado Street Dog,
nunca teve nenhum problema de saúde. Bem pelo menos ele nunca reclamou pra mim.

Atualmente Amarelo é considerado um senhor idoso pelos outros dogs da quadra (bairro);  pois parece que  já tem mais de treze anos; mas é conservado!  ele nem sabe ao certo quantos anos tem!

Voltando à ferida. Fui à casa de agropecuária, dessa vez levei meu amigo pra ser “examinado” pelo Veterinário. Então o atendente da loja olhou a “lesão”,  pegou o telefone e ligou pra um veterinário, e depois da ligação veio o diagnóstico:   a ferida não tava cicatrizando porque o cachorro ficava lambendo . A solução seria usar aquele colar pro cachorro não lamber mais a ferida.
Ficou esquisito! Parecia um abajur na cabeça dele! Os outros cachorros da rua devem ter zoado com a cara do Amarelo!
Mas mesmo com o tal colar ele dava um jeitinho de se lamber e não adiantou nada!. Então eu resolvi colocar ataduras de gaze com esparadrapo e pra minha alegria ele não se estressou com o gaze, e duas semanas depois tudo cicatrizou e o pelo voltou a nascer no lugar.

Percebi que tratar é diferente de lamber! Foi só quando eu tomei a decisão radical de impedir que ele continuasse a lamber a ferida que os remédios puderam fazer efeito!

As feridas de nossa alma também precisam ser tratadas . O salmista declara :

O Senhor sara os quebrantados de coração e lhes ata as feridas” Sl 147.3

Quando nós mesmos ficamos tentando curar,  nós mesmos,  nossas feridas do coração, somos semelhantes ao cão que imagina que lambendo suas feridas elas vão  melhorar;  mas a cada dia elas se abrem mais.

Sejam mágoas do passado, ou injustiças sofridas no presente, falta de reconhecimento ou humilhações sofridas, todas essas feridas podem ser tratadas por Deus, o Criador. Entregue-as aos cuidados Dele em oração e descanse.  Só Ele pode atá-las.

O melhor cicatrizante para o coração

Alguém te causou muita dor? Pare de odiar quem lhe ofendeu, pare de mexer , e cutucar nisso, pois assim essas feridas não cicatrizam.  "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como Deus vos perdoou em Cristo" Ef. 4.32

O perdão é o maior cicatrizante. Com fé, confie suas mágoas a Deus, ele é especialista em coração; e espere o tempo da cura de Deus.

Claudio Divino Pereira

Se gostou deste artigo, compartilhe.

Um comentário: