Translate

sábado, 12 de outubro de 2013

O dia da criança - Uma criança os Guiará









"A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.

O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará." Is 11.5-6






Seria possível uma criança  guiar um povo, dirigir uma nação?

O profeta Isaías  previu  um tempo  de paz  inigualável  para seu povo  Israel, no qual  uma criança estaria no comando, não um General, não um político.  

A criança a que ele se refere  é Jesus, o Messias.  Ele seria alguém cheio da sabedoria do Espírito Santo, e  traria a justiça impregnada em todo o seu ministério. Portanto, a violência da opressão social seria eliminada por este menino, que além de Rei Messias, seria  também um juiz sobre a terra.

O fruto desse governo dirigido na mais pura justiça é  um Reino de Paz, a Shalom de Deus.  Esse Reino faz um contraste  marcante com os reinos das nações que se baseiam nas guerras.

Nesse Reino  de Paz,  animais selvagens viverão em harmonia entre si e com animais domésticos e brincaram com as crianças. Trata-se de uma figura que quer mostrar a capacidade  do futuro Reino reconduzir toda a natureza  de volta  ao Paraíso perdido. 

Conforme o Novo Testamento, com o nascimento  daquela criança, Jesus,  esse Reino  foi inaugurado. O Rei Messias  veio para restaurar toda  a criação  de Deus. É um reino que vai avançando  até o final da história da humanidade quando o mundo inteiro o reconhecerá  como único e verdadeiro  Reino de Deus.

Esse Jesus,  quando veio inaugurar  seu  Reino amou e valorizou as crianças e  também  se utilizou do exemplo  das crianças  para transmitir uma de suas mais importantes lições:  
"E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse:- Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus." Mt. 18.2-4
Portanto, se alguém desejar  fazer parte desse Reino de Paz  deve se inspirar nas crianças, pois esse é o modelo  de espiritualidade  que Jesus nos oferece.  A humildade como a de uma criança é um dos requisitos de experimentar  uma vida de paz. 

Deixemos o orgulho, a arrogância, o uso força  para  resolver nossas questões na vida. Sejamos como as crianças, pois assim como dependem de outros para delas cuidarem,  nós dependemos é de Deus para tudo em nossa vida. 

Shalom.

Um comentário: