Translate

sábado, 28 de setembro de 2013

Mensagem para O Dia Internacional da Paz

Músicos da Igreja Menonita de Sertãozinho SP 


O que podemos  fazer pela Paz?
Com essa pergunta  iniciei minha  palestra.  E continuei questionando: Se somos pacificadores, o que podemos fazer pela paz.  Afinal,  estávamos numa classe de escola bíblica dominical de uma das poucas igrejas de tradição pacifista do Brasil:  A Primeira Igreja Menonita  de Sertãozinho/SP. Era uma classe mista de Jovens e Adultos. 
Era a manhã  do dia 22 de setembro de 2013; e no dia 21 é celebrado, pela ONU, o dia Internacional da Paz. 
Abaixo  insiro um  breve resumo  da palestra:

“ Conta-se que há muito tempo, em uma pequena cidade,  correu o boato que o mundo iria acabar e o céu   iria cair. Logo, os noticiários fizeram o maior estardalhaço com o boato que correu  na cidade toda, a ponto de deixar muita gente preocupada, pois o "céu   iria  cair".  No dia marcado para a “queda do céu”  muita gente  se reuniu na praça,  e ao chegar lá  se deparou com uma cena inusitada: um passarinho  deitado com de costas  com as pernas esticadas pra cima, e parecia estar fazendo muita força,  e olhando fixamente para o céu.   Alguém  perguntou:  “Passarinho, o que  que você está fazendo aí deitado com as pernas pro ar?”  O pequeno pássaro respondeu: “Ouvi dizer que o céu vai cair;  e estou fazendo a minha parte para ajudar a segurá-lo.
Pensemos nessa estória antes de responder à pergunta: o que fazer  pela paz, e  lembremos  que estamos vivendo a iminência de um conflito  internacional  na Síria, que passa por uma guerra civil que matou mais de cem mil pessoas,  e provocou  o  êxodo de milhares de refugiados para acampamentos nos países vizinhos; e que há conflitos armados e ataques terroristas em diversas partes do mundo.  Diante de um quadro assim  podemos nos sentir completamente impotentes em nosso trabalho como fazedores  de paz  e cair no comodismo  de pensar:  não me resta fazer mais nada. Em meio a tão grande desafio qual poderia ser nossa contribuição pela paz, por menor que ela seja? Qual "a nossa parte!

Pois, mesmo que não tenhamos influência  direta  na busca de solução  de grandes conflitos internacionais, mesmo assim  continuamos a ser desafiados a sermos  fazedores de paz aonde nós vivemos.  
De acordo com o Príncipe da Paz, Jesus Cristo, em Mateus Capítulo 5, os cristãos são  bem-aventurados por serem  pacificadores.

Mas antes de responder o que fazer pela paz,  deveríamos nos perguntar: 
Eu sou um homem de paz? Ou , Eu sou uma Mulher de paz? 

Qual sua fonte de paz?  O que te traz  paz?
Ou seja ,  se você  está em paz  apenas quando vai bem no emprego,  ou  vai bem de saúde, ou  quando está tudo andando bem com a família, ou ainda se  está prosperando financeiramente, eu te convidaria a rever  as fontes ou a base dessa sua paz.
Depender dessas circunstâncias citadas acima  não te tornará num homem de paz, ou numa mulher de paz!  A fonte de toda paz é a pessoa de Deus.  A bíblia é clara a esse respeito e o Apóstolo  Paulo escreveu o seguinte:
Quanto ao mais, irmãos,  regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.” ( 2 Co 13.11)
Portanto, para termos autoridade para responder à pergunta " o que posso fazer pela paz?" precisamos ter uma vida de paz e beber da única fonte de paz que é o próprio Deus. "

Ao final da palestra  daquela manhã perguntei de novo:  o que podemos fazer pela paz agora? e uma irmã respondeu:  "orar".  E então oramos de mãos dadas pela paz mundial. Foi nossa contribuição pelas celebrações do dia Internacional da Paz.  
  
Você pode receber a palestra na íntegra, encaminhando um e-mail para:
claudio.escritor7@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário