Translate

sexta-feira, 1 de março de 2013


Não tem paixão no mundo, nem por futebol, que possa justificar casos de brigas  e mortes  entre as torcidas. O caso da morte do garoto  boliviano Kevin Espada, num jogo da Copa Libertadores 2013, entre São José e Corinthians, na cidade de Oruro, Bolívia, tem  chamado bastante atenção da imprensa mundial. Um dos motivos da repercussão na mídia foi a forma trágica da morte do garoto : um sinalizador,  usado por embarcações em alto mar, foi lançado por um torcedor corintiano e atravessou o crânio de Kevin, que morreu ainda no estádio.

Apesar da polêmica gerada com o acontecimento, devido à punição aplicada ao Corinthians, pela Comembol,organizadora da  Copa, o que muito me  chamou a atenção foi o depoimento do técnico do Corinthians, sobre a tragédia. Segundo Titi, aquela morte o deixou muito  abalado; ao dar a entrevista, comovido, o treinador chegou a chorar; e afirmou que trocaria o título do mundial interclubes, conquistado pelo seu time, pela vida do Kevin.

Infelizmente já é tarde demais para Kevin Spada, um garoto que amava seu clube, São José, mas que também era fã do futebol brasileiro. É tarde para  sua família e toda a comunidade que sofre com a tragédia.

Mas o depoimento deste treinador é surpreendente, pois no meio de tanta polêmica que envolve a situação do clube brasileiro, devido à  punição de ter que jogar de portões fechados, sem torcida, Tite vai ao âmago da questão: a ilusão de que a paixão pelo futebol está acima do respeito pela vida humana. Pois não está.Não existe nada que possa estar acima da vida humana, criada à imagem e semelhança  de Deus.

Para que não seja tarde para outros Kevins , de tantos outros estádios, a punição é justa; e creio que não
deveria ser aplicada só ao Corinthians, mas que a Copa Libertadores fosse paralisada para que a segurança de todos os estádios fosse revista, que as torcidas organizadas fossem fiscalizadas. Não  adianta que uma torcida se iluda pensando que só ela vai cometer violência e não será  também violentada. Como disse o salmista: 
 “sua maldade se voltará contra ele; sua violência cairá sobre sua própria cabeça” Salmos 7.16

Violência gera violência, assim como existe a lei da semeadura e da colheita: aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.  Violência é como um bumerangue; ela volta.

 E  que hajam discussões mais amplas em toda a América Latina sobre como evitar a violência nos estádios,
 debates sérios e desapaixonados,  para lembrar que futebol é paixão, sim, mas  também alegria,
lazer, divertimento , espetáculo; e tudo de bom que traz a experiência de estar num estádio de futebol.

Kevin Spada , 14 anos, morto em um Estádio de futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário