Translate

sábado, 15 de junho de 2013

Até que a dívida nos separe


A esposa vive estressada com a situação  financeira do casal, mas o marido nem tanto. Os dois tem um bom salário,  mas o cheque  especial  do maridão  estoura  todo mês e ele  corre atrás  do cartão  dela.  Resultado: os dois ficam no vermelho.  Um dia ele saiu de manhã  pra ir pra academia  e  tava demorando a voltar. Quando chegou, o carro tava com quatro rodas de liga leve novinhas, lindas! O problema?  Ele estava com o limite do cheque  especial  estourado; comprou as rodas com cheque,  e agora ia ter que utilizar o limite da esposa também.  A partir daquele dia ela decidiu não emprestar mais o cartão pra ele. Agora é contas separadas e ponto!

Em casos semelhantes ao citado acima, quando não há diálogo e bom senso e até ajuda de conselheiros, vários casais chegam à separação.

O dinheiro é o principal motivador de conflitos entre os casais, segundo a psicóloga e professora da Universidade de Michigan (EUA), Terri Orbuch.  Vários psicólogos  e terapeutas familiares já chegaram à essa mesma conclusão .

Até que dívida nos separe! 
Contas conjuntas ou individuais? Defendo a ideia de que  as contas separadas não traz solução para o problema do casal com descontrole financeiro. O escritor Jaime Kemp,  pastor e conselheiro matrimonial, autor do livro "Sua Família Pode Ser Melhor" (Editora Sepal), afirma que  os conflitos sobre dinheiro revelam a existência de problemas mais profundos no casamento. O dinheiro é apenas o campo de batalha. O autor sugere que o casal estude a Palavra de Deus que é abundante em conceitos sobre como lidar com dinheiro.
Segundo Jaime Kemp há  6 (seis) atitudes erradas, para com o dinheiro,   que o casal deve evitar a todo custo:

1 ª . Atitude Contas Separadas
Esse comportamento causa desunião e desarmonia no lar.  O individualismo financeiro, mais separa que aproxima, não demonstra o verdadeiro amor na relação. Compartilhar a vida a dois envolve ter um caixa comum. 
"Onde está o teu tesouro aí está o teu coração" (Mt. 6.21) .  O maior tesouro de sua vida não é seu dinheiro, mas seu cônjuge. O dinheiro é uma forma de sustentá-los a permanecerem juntos e focados  para enfrentar  a vida .  

...  Continua na próxima postagem, com as demais atitudes a serem evitadas!

Claudio Divino Pereira

Se gostou desse artigo, compartilha!

2 comentários:

  1. E quando a esposa já perdeu duas contas no Banco, cartões de crédito, créditos em bancos, etc, etc, etc... tudo por conta do consumismo do marido???? Acha que ainda assim deve manter conta conjunta???? Não é o marido o "provedor" e "sacerdote" do lar??? Chega um momento que cansa e não há amor e compreensão que sustentem um casamento desta maneira...

    ResponderExcluir
  2. so' hoje tenho visto este blog e concordo com o ano^nimo (e peço desculpa pelas falhas nos acento, culpa do teclado italiano, pois sou estrangeira). sem generalizar, receio que para alguns homens brasileiro (quizas a maioria? nao sei dizer) nao tenham o sentido, o estìmulo de se considerar proveedores do lar. continuo lendo e ouvindo que existe atitude de homens que ficam na cama em quanto a esposa levanta-se para ir a trabalhar para pagar as contas. ou de homens que passam seu tempo nos videogames. ou gastando tudo na cervejaria. por isso, eu também pergunto: ainda assim deve manter conta conjunta?

    ResponderExcluir