Translate

sábado, 8 de junho de 2013

Conte até 10 - A raiva passa e a vida fica.

 A ira e intolerância provocaram diversas brigas e mortes no nosso país, somente no mês de maio. 
- Um som alto demais, uma  fechada no trânsito, um palavrão, um insulto. Nós não conhecemos o coração das pessoas , nem até onde vai sua capacidade  de auto controle.  
Todo cuidado é pouco  porque grande número de pessoas não tem domínio próprio e matam por simples impulso. São pessoas que não tem sabedoria.

O Slogan  "Conte até 10"  é da campanha do Conselho  Nacional do Ministério Público. Autoridades ligadas à Segurança Pública  estão bastante preocupadas  com a situação, e essa campanha é  para prevenir esse tipo  de  violência no país

Presta atenção no absurdo que aconteceu em  Brasília, no mês de maio:

A causa foi uma briga de trânsito: Motociclista x motorista! 
Um homem entrou em conflito com um motociclista  depois de ter acertado a traseira de uma  moto ao sair do estacionamento  de um bar.  Após a discussão o clima ficou tenso e motorista  resolveu fugir da situação.  Aí, o pior aconteceu:   um bando de motoqueiros passou a perseguir o veículo;  e na perseguição o carro capotou,  e o motorista  morreu. Algumas pessoas  que presenciaram  o acidente tentaram socorrer a vítima, mas foram  impedidos pelo grupo  de motociclistas;  nesse desdobramento da  confusão  um jovem de 18 anos foi esfaqueado e morreu. 
Homicídios  por  impulso,  e  por motivos fúteis  como brigas de trânsito,  brigas de vizinhos  e em bares ,   ou Shows  etc.  estão  destruindo inúmeras vidas  e famílias pelo Brasil afora. Veja outro exemplo:

Em São Paulo a causa de uma das  mortes foi a  briga entre vizinhos!  
O problema foi o  alto ruído  num  dos apartamentos de um condomínio: 
Irritado com o barulho no andar de cima um homem de 60 anos, após discutir com os vizinhos barulhentos  pegou um revólver, e entrou no apartamento deles, e disparou seis tiros;   matando  um casal , marido  e esposa.   Depois  se suicidou.  

"Quem facilmente se ira fará doidices"

A falta  de paz interior tem levado milhares de pessoas à  intolerância e  a  impaciência  nas suas  relações  interpessoais,  e isso causa tanta dor e tristeza pelas  tragédias e assassinatos  por impulso. 
O autocontrole ou domínio próprio é uma das recomendações  dos  sábios  orientais. Na literatura  de Sabedoria oriental a pessoa que não tem domínio  próprio é chamada de tola ou louca. 
Em Israel  vários  escritores, entre eles  Reis  e Profetas,  deixaram  conselhos sobre  a ira  e falta de domínio próprio,  por exemplo:  

"Melhor é o longânimo que o valente; e o que domina o seu espírito do que o toma uma cidade"  
Pv. 16.32;  e 
"Quem facilmente se ira fará doidices;  mas o homem discreto é paciente" . Pv 14.17

Uma pessoa sábia não deve ser irascível, nem destemperada,  nem violenta em palavras ou gestos. 
Os sábios conhecem a Deus e a shalom, a paz total de Deus. Eles evitam as loucuras da irritabilidade  e impaciência;  por isso vivem em paz. 

Quem quer evitar as  péssimas consequências da ira deve buscar  uma paz de espírito; algo que se consegue com  um relacionamento com o Senhor  Deus.  Pois o   "temor do Senhor é o princípio da sabedoria." .  Sejamos sábios  e não tolos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário