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quinta-feira, 9 de maio de 2013

O QUE É BULLYING E COMO PREVENIR ( 2ª parte)





A primeira parte  do artigo terminou  com essa pergunta abaixo.

Os pais deveriam perguntar-se a si mesmo:  será que meu lar está gerando filhos do tipo agressores ou alvos de bullying?

As crianças  e adolescentes  mais facilmente vitimadas por bullying são aquelas mais inseguras, introvertidas, com tendência à depressão. São chamados “alvos” de bullying, A maioria dos alvos tem baixa auto-estima, sofre com medo, vergonha, depressão e ansiedade. Podem ser alvos também crianças superprotegidas e não ensinadas a  interagir com outras crianças.

Por outro lado, os agressores são crianças ou adolescentes que geralmente possuem: hiperatividade, impulsividade, distúrbios comportamentais, dificuldades de atenção, baixa inteligência e fraco desempenho escolar.  Eles sentem prazer em dominar e causar danos e sofrimentos às outras crianças.

Verifica-se que lares desestruturados tem mais propensão a favorecer a agressividade nas crianças. 
Lares onde o relacionamento afetivo é pobre, onde existe excesso de tolerância ou permissividade, prática de maus tratos físicos ou emocionais são, normalmente, berço  agressores .

Outros problemas que se poderia mencionar são lares com pais alcoólatras ou usuários de drogas, por exemplo,  que terão grandes chances de criar filhos com predisposição  ao  bullying;  ou  como agressores  ou como vítimas.

Provérbios de Salomão trazem grandes ensinamentos aos pais sobre criação de filhos. Cito abaixo um dos mais conhecidos:

“Ensina a criança no caminho que deve andar,
E ainda quando for velho, não se desviará dele”  Pv 22.6

Portanto, pais e mães,  a nossa omissão na tarefa de educar nossas crianças  pode ter um preço alto demais para a vida de nossos filhos.  A velha desculpa da falta de tempo, da correria da vida moderna, do cansaço diário de ter que correr atrás de “sustento” da casa, são desculpas que devem ser deixadas de lado.  O que se espera dos pais é que assumam os papéis de pais presentes, amigos, próximos, carinhosos sem ser super protetores, que não incentivem a violência doméstica, nem a pratiquem, para não dar mau exemplo aos filhos. 

AMOR E DIÁLOGO EM CASA, MELHOR  PREVENÇÃO

Portanto, terão mais sucesso na prevenção de violência juvenil, os casais que buscam ter uma vida estruturada, um lar com princípios e não apenas com valores materiais; famílias onde o homem e a mulher, pai e mãe , trabalham unidos para educação  de seus filhos, e que independente da renda familiar procuram gastar tempo com seus filhos, conversam sobre a vida, sobre Deus e sobre a vida espiritual e moral. Casais que percebem que sozinhos não vão conseguir realizar essa grande tarefa, e portanto pedem fervorosamente a ajuda de Deus para criar seus filhos, e aproveitam os recursos da comunidade eclesiástica para apoiá-los, participando ativamente da vida de uma igreja local, como família.

E quanto às mães que criam seus filhos sozinhas sem a presença  dos pais dessas crianças, ainda mais necessitam de uma rede de apoio para proporcionarem às suas crianças e adolescentes uma vida comunitária saudável e uma boa educação bíblica e religiosa; para que suas crianças não sejam violentos e nem vítimas de violências como o bullying.

Portanto, a freqüência à uma igreja local é fundamental.  Caso você esteja numa igreja que só se preocupe com programas para adultos, procure outra onde haja programas sérios voltados para o crescimento e educação de seus filhos.

Crianças e adolescentes que crescem em lares onde Deus é honrado e a bíblia é ensinada, não apresentarão pré-disposição para o bullying, nem como agressores nem como alvos. Filhos emocionalmente estáveis não precisam usar de violência nem na escola nem por onde quer que forem.

Lembre-se sempre: seus filhos são Herança de Deus. Cuide bem de sua herança.



2 comentários:

  1. Sim, seu artigo ficou =otimo.....parabens !!!!

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  2. Obrigado. Que esse artigo possa ajudar a pais, mães e educadores a refletirem mais sobre a importância que devemos dar às situações de violência juvenil, apontadas no texto.

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