Translate

sábado, 3 de agosto de 2013

MAS O QUE É PAZ ? (parte 2)

Eu e Sophia, num dia de Paz


"Como fruto do Espírito, a paz não é apenas, ou primariamente, um relacionamento pessoal entre Deus e Nós. Não é a separação dos cuidados e preocupações da vida.  Paz, no sentido bíblico, é o relacionamento correto em todas as esferas da vida, com Deus e com as pessoas.”   John Drescher

A saudação judaica  familiar e amiga, usada no velho testamento, Shalom,  traduzida por paz  em português, possui um sentido mais amplo do que damos à palavra Paz  na cultura brasileira. 

Shalom é uma Prece de esperança de que tudo esteja bem.
Se você deseja  com sinceridade que alguém,  querido seu, esteja bem  de saúde física e mental; e  se você o ama a ponto de lhe desejar  que ele esteja bem em tudo na vida e deseja sinceramente que seus projetos sempre sejam  bem sucedidos, então você poderia  saudar essa pessoa com Shalom. Essa palavra é uma prece de esperança  de que tudo esteja bem.

No seu sentido mais profundo, para alguém possuir a shalom  deveria   "ser completo, estar  repleto ou pleno" . Portanto, uma pessoa íntegra, completa, e  que caminha no caminho da justiça, do bem, essa pessoa poderia alcançar a verdadeira paz.  É uma conquista espiritual.

Shalom, portanto,  não é apenas ausência de guerras ou de problemas, ou de dificuldades na vida. Pois mesmo enfrentando graves problemas  de desemprego  ou enfermidade incurável, por exemplo, mesmo assim quem possui a shalom  não entra em desespero, não desanima da vida, mas continua tendo esperança.  Isso não é só paz  circunstancial,  é paz interior. Você  mesmo talvez conheça alguém que apesar de viver em condição social  de pobreza,  que não possui roupas novas, que vive em residências sem o mínimo conforto,  mas que demonstram muito mais alegria de viver do que muita gente  da classe média alta, que  teria tudo pra ser mais feliz. A explicação não é meramente uma questão de temperamento, ou seja,  se alguém é extrovertido e expansivo  ele vai demonstrar  alegria , mesmo passando por dificuldades. Trata-se , na verdade  de entender aonde buscamos nossa paz; qual a nossa fonte.

 Qual a fonte  da sua  paz?

O que chamamos de paz interior,   independe  do que possuo ou do que conquistei na vida; mas depende de onde alimento minha alma  e minhas  emoções, e de quais  bases que utilizo para tomar minhas decisões  na vida.

Deus é chamado na Bíblia  de "o Deus de paz". Ele é fonte  de toda Shalom. 
O Apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios : 
"vivei em paz  e o Deus de amor e de paz  estará  convosco" 2 Co 13.11

O Novo Testamento traz boas novas de paz, pois mostra que a paz tem fontes determinadas.
A primeira fonte da paz é a fé . Em primeiro  lugar: a paz vem de crer.  Se  alguém  não está em paz  essa pessoa precisa rever sua fé.

Escrevendo aos romanos Paulo afirmou : "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo." Rm 15.13.


Espero, portanto, que a fé  de todos que me leem  seja uma fé operante. Ou seja, uma crença que se converte em ação. Pois a  paz perfeita, a paz  real,  está a disposição daqueles que fundamentam suas vidas sobre a grande obra de reconciliação de Deus em Cristo. Pois ao vir a este mundo, em forma de homem, Deus derrubou a parede de separação nos afastava dele mesmo, promovendo, através do sacrifício de Jesus Cristo,  a paz entre Deus e os homens.

Além disso a paz é um dom de Jesus aos seus seguidores. João, o apóstolo, deixou registrada as seguintes palavras de Jesus  no capítulo quatorze do evangelho de João:  
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou . 

Experimente essa paz de Deus.

Muita paz a todos. Shalom!

(comentários do autor, baseados no livro Fruto do Espírito - Paz, de John Drescher)



Nenhum comentário:

Postar um comentário