Translate

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ATÉ QUE A DÍVIDA NOS SEPARE - 3ª parte




Depois de muito descontrole financeiro, e muita briga com a esposa, ele finalmente decidiu aceitar o fato que não tinha disciplina para usar cartões de crédito. Resultado:  quebrou todos os sete ou oito cartões. Assim conseguiu  sair da dívida e mais paz no lar.


Sei que pra alguns esse caso acima pode soar  muito radical, mas tem gente que não tem disciplina mesmo. Isso nos leva à  4ª atitude errada com o dinheiro: Viver Fora do Orçamento

Mas antes vamos Recapitular as três atitudes erradas vistas anteriormente:
1ª. Atitude errada:  Contas Separadas

2ª. Atitude errada: Atitude de Comandante

3ª Atitude errada:  Comprar amor

4ª Atitude errada: Viver Fora do Orçamento

Infelizmente, em tempos de crédito fácil, como os atuais, o endividamento das famílias brasileiras está chegando a patamares insuportáveis. Isso é resultado da política de crédito  do governo, e um dos vilões das famílias tem sido o automóvel. O setor automobilístico recebeu  muitos benefícios de isenção  de impostos, como a redução de IPI, que barateou os veículos. Somado a isso tivemos a facilidade de obtenção de crédito fazendo com que famílias de rendas mais baixas pudessem comprar seu carro. O problema é que essa dívida da prestação do carro,  dos cheques pré-datados, dos cartões de crédito, dos carnês de lojas, etc... tudo isso somado  na maioria das famílias, tem ultrapassado a capacidade de se pagar essas dívidas. Resultado: inadimplência.. 

Crédito fácil ou armadilha?

Ou seja, para a maioria  das pessoas esse tal crédito fácil virou uma cilada terrível.. É uma faca de dois gumes. Viver fora do orçamento, significa gastar mais do que sua capacidade de pagar. Um dos provérbios bíblicos diz que o que toma emprestado se torna um escravo do emprestador. Querer ter as coisas  rápido, dá nisso: gastamos nosso suor pagando juros para os emprestadores. 

Creio que é tempo de ouvirmos bons  conselhos,  como os do escritor da carta aos Hebreus:
"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes..." Heb. 13.5
Para quem é casado a melhor solução é nunca comprar nada , que possa comprometer o orçamento familiar, sem que os dois estejam  de comum acordo, e claro de pois de muita pesquisa. 

Abandone a avareza, e evite a inveja a todo custo.
Ou seja, não fique querendo possuir as mesmas coisas que seus amigos ou colegas de trabalho possuem, só pra provar que você também consegue, ou que não quer ficar "por baixo".
Sejamos humildes para reconhecer que alguns amigos ou colegas foram mais disciplinados, planejaram melhor sua vida financeira e hoje estão colhendo os frutos. Dê graças a Deus pela vida deles  e procure consertar seus erros, dando o primeiro passo: reconhecendo que precisa melhorar no quesito Orçamento Familiar. 

Com muita oração a Deus,  não deixando de investir suas ofertas no Reino de Deus, um bom planejamento de como sair da dívida, disposição para fazer alguns sacrifícios e  em alguns meses já serão observados os bons resultados. Mas , o melhor de tudo é que podemos aprender princípios  centrais que vão nos dirigir pela estrada da vida financeira organizada.

Próximo artigo continuaremos...

Por
Claudio Divino Pereira






Nenhum comentário:

Postar um comentário