Translate

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Mas o que é paz? (parte 1)



A palavra paz é um guarda-chuva  grande que cabe muita coisa sob ela. 

A gente espera que esteja tudo em paz com os amigos e parentes; que a as pessoas vão em paz; ou fiquem na paz; que as viagens transcorram na mais completa paz; que as manifestações corram  em paz;  que as torcidas nos estádios possam ir ao delírio, mas que tudo termine em paz; que no trânsito  tenhamos paz.

Os ecologistas, por exemplo, encontram na palavra paz  um  apoio para  definir  suas bandeiras  contra o desmatamento, a desocupação desordenada  do solo, a proteção  aos animais,  saneamento básico e outras.  Não é à toa que tem várias ONG  com nomes ligados à paz. 

Os políticos utilizam a palavra  paz  para  expor suas propostas contra a violência das cidades e proclamando uma paz social. Os militares da cidade do Rio de Janeiro utilizam a expressão  quando conseguem controlar as redes de tráfico  de uma favela, como a do Complexo do Alemão,  ou  quando implantam as chamadas UPP para expulsar os traficantes do local. Depois definem aquela favela como  comunidade pacificada.

MAS O QUE É PAZ ?

O escritor John Drescher, em seu livro cujo título original  é Spirit Fruits; e que em português recebeu o título de Fruto do Espírito - Paz,  da extinta editora United Press, afirma o seguinte : 

" Muitas vezes atribuímos um falso sentido à paz...
A busca da paz não é nova. Todos os filósofos de todas as épocas ansiosamente a desejaram e procuraram o seu sentido e o caminho para alcançá-la. Alguns propuseram que a paz é a remoção dos desejos; outros, que é a capacidade de manter absoluta indiferença ou a auto-suficiência, sem permitir que alguém se torne dependente de qualquer um ou de qualquer coisa, protegido pela determinação de não se preocupar. Pode-se dizer que todos os filósofos descreveram a paz como a ausência de sofrimento,  tanto da mente como do corpo.Mas o que, realmente significa a paz de que fala a Bíblia? Em particular, o que é a paz que Paulo diz ser o resultado da presença do Espírito Santo em nós? É a paz da separação, do auto-isolamento, do alheamento?Como fruto do Espírito, a paz não é apenas, ou primariamente, um relacionamento pessoal entre Deus e Nós. Não é a separação dos cuidados e preocupações da vida.  Paz, no sentido bíblico, é o relacionamento correto em todas as esferas da vida, com Deus e com as pessoas.”  
Portanto, para experimentar a verdadeira paz  não basta investir apenas no relacionamento vertical, entre o homem e seu Deus, mas também no horizontal, com nossos semelhantes.

Shalom ! Continua no próximo artigo....



Nenhum comentário:

Postar um comentário