Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

Até que a dívida nos separe


Continuando a  série de artigos  sobre conflitos entre  casais .... 2ª parte
Conheci um casal que, depois de muita briga  por causa de dinheiro, chegou a uma decisão para evitar o conflito:  "todo" o salário do marido, que recebia por semana, era entregue nas mãos da esposa. Ele só ficava  com o dinheiro da passagem do ônibus. Ela que se virasse  para  dar conta de pagar todas as contas  e fazer a feira .

Não sei se esta foi a melhor maneira de solucionar, mas para eles deu certo!

Recapitulando:  na primeira  postagem sobre o assunto vimos que:
O dinheiro é o principal motivador de conflitos entre os casais, segundo a psicóloga e professora da Universidade de Michigan (EUA), Terri Orbuch.  Vários psicólogos  e terapeutas familiares já chegaram à essa mesma conclusão .

Segundo Jaime Kemp, em seu livro Sua Família pode ser Melhor,  há  várias  atitudes erradas, para com o dinheiro,   que o casal deve evitar a todo custo:

1ª. Atitude errada:  Contas Separadas
Esse comportamento causa desunião e desarmonia no lar. Compartilhar a vida a dois envolve ter um caixa comum. 

2ª. Atitude errada: Atitude de Comandante
Algumas pessoas usam o dinheiro como chave para controlar outras. "Eu que sustento a casa, quem determina o que fazer com o dinheiro sou eu", é o pensamento de muitos  maridos que tem um emprego e a esposa  trabalha em casa. 

3ª Atitude errada:  Comprar amor
É um grande erro pensar que amor pode ser comprado com dinheiro ou presentes. A tendência de pais  muito ocupados é encher os filhos de presentes.  Mas esses agrados não vão substituir a presença deles em casa, participando da vida de seus filhos.

Se alguma  dessas atitudes está presente no seu casamento é hora de refletir e dialogar  com seu cônjuge para buscar uma solução. !
Outras atitudes  erradas , outros perigos a serem evitados e também as corretas serão expostas nas próxima postagens.

Claudio Divino Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário